15 de março de 2016

Zoeira na História: A série E de Hitler



Entwicklung, ou como é conhecido E-Séries, foi uma série de projetos de veículos blindados padronizados da Alemanha Nazista.


Comparação dos tamanhos dos blindados da série E

 Haviam 6 categorias de veículos diferentes divididos em pesos. Os blindados da Série E eram mais baratos, simples de se produzir e mais eficientes que seus antecessores. No entanto, havia pouca mudança significativa dos veículos produzidos, na verdade os veículos da Série E, até o E-75, eram variações do Tiger II.

Os veículos a serem produzidos eram: E-5, E-10, E-25, E-50
Standardpanzer, E-75 Standardpanzer e E-100

 

E-5


Era o mais leve, com aproximadamente 5 - 10 toneladas, era a base do veículos da Série E. Com a função de reconhecimento, seu design era baseado no Jagdpanzer bem ao estilo de um caça-tanque. 


Nenhuma das fotos oficiais confirmaram sua produção, acredita-se que tenho sido apenas um projeto sem um modelo inicial.

        

E-10

Desenvolvido para substituir o Jagdpanzer 38 (t), os modelos deste novo chassi estariam na categoria de 10 - 25 toneladas. O E-10 possuía um novo sistema de suspensão e rodas em aço para fácil remoção e reparos. Seu sistema de suspensão foi mais tarde usado no Panzer 61 suíço (década de 1960). A intenção desse projeto era construir pequenos e leves caça-tanques. Seu projeto foi abandonado por uma melhoria do Jagdpanzer 38 (t) que recebeu o nome de PzKpfw 38 D.
    
         

 

 

E-25

 
Os E-25 estão na categoria de 25 - 50 toneladas e seriam os substitutos dos Panzer III e Panzer IV, produzidos em parceria com a Porsche Inc. Esta categoria incluía veículos de reconhecimento médio e pesado. Como armamento, levava um canhão de 75mm Pak 42 L / 70 e uma possível MG em uma pequena torre.

   

E-50 Standardpanzer













Concebido como um blindado médio padrão, substituiria os Panther e Tiger I. A principio seu chassi seria idêntico ao do Tiger II em dimensões, mas com uma grande diferença na montagem das placas, usando menos rebites, parafusos e reduzindo pontos de soldas. Seu projeto indica que seria usado o mantelete da torre do Panther Ausf. juntamente com um canhão de 88mm 43 L/71. Seu peso estaria na categoria de 50 - 75 toneladas.

        



E-75 Standardpanzer

Versões do E-75


O E-75 foi projetado para ser o veículo pesado padrão e substituiria o Tiger II e o Jadgtiger. Teria a mesma linha de produção do E-50 afim de facilitar sua linha de produção. Assim ambos os veículos teriam muitos aspectos e componentes compartilhados, como o motor. Estaria na categoria de 75 toneladas e teria uma velocidade de 40 km/h para compensar o aumento do peso em relação ao E-50. Fontes indicam que os dois veículos teriam o mesmo canhão o 88mm 43 L/71. Estes veículos seriam os primeiros a usar a primeira versão da iluminação infravermelha inventada por cientistas alemães e usadas no Panther Ausf. F.



E-100 

 
Baseado em seu antecessor o Tiger-Maus, o E-100 utilizou partes do projeto do mesmo, como a torre do Maus. O E-100 foi concebido para ser um SuperPesado que iria substituir o projeto de Porsche, o Maus. A construção do E-100 começou em 1944 mas foi ordenado seu cancelamento e seus operários realocados para a produção do Maus. A torre do E-100 é baseada na do Maus II, atualização do Maus, onde teria uma canhão 128 milímetros KwK 44 G / 55 e teria uma blindagem de 240 - 40 mm e alguns estudos indicam que o E-100 teria uma versão com o canhão de 15 centímetros KwK 44 L / 38. 


Somente o chassi do E-100 foi produzido, mas logo depois da guerra foi levado para o Reino Unido, analisado e logo depois  desmanchado para reaproveitamento do metal.

 

 

 

A Evolução

Após a Guerra, a França  reutilizou alguns projetos da série E, como o excelente motor 1000HP Maybach, para a criação do AMX-50. Já os suíços usaram a suspensão do E-50 e E-75 no Panzer 61. 
































#GlaucioGomes 

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Glaucio é editor da FanPage Regimento de Blindados Osório e o mais novo colaborador
do Zoeira de Guerra. fb.com/regimentoosorio

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