21 de março de 2016

Zoeira na História: O Verdadeiro Adversário do MAUS

T28 Super Heavy Tank

Ao contrário do que muitos dizem por ai, o T28 foi um Super Heavy Tank e não um caça-tanques, concebido na intenção de ser usado para romper a Siegfried Line, a linha de defesa alemã, e posteriormente foi cogitado para ser usado pelo EUA como força invasora no Japão. Possuía aproximadamente 100 toneladas.

No início de seu projeto ele tinha o nome de T28, 1944, mas como o veículo era único em sua época, não possuía torre giratória, foi ordenado a troca de seu nome para 105mm Gun Motor Carriage T95, em 1945, mas devido ao seu peso, blindagem e o tipo de canhão foi novamente rebatizado de Super Heavy Tank T28, junho de 1946, registo OCM 37058.

Designação 


Projetado para ser a ponta de lança do avanço das tropas Aliadas na Alemanha, seu armamento foi selecionado pela alta penetração em concreto armado dos Bunkers de Hitler, mas infelizmente entre a aprovação do projeto e a construção dos primeiros protótipos, a guerra já havia terminado. Inicialmente seu projeto de 5 anos foi reduzido para 2 anos.

Seu principal armamento era um canhão T5E1 de 105mm com elevação de 19,5º, depressão de -5º, 10º para direita e 11º para esquerda e uma .50 como armamento secundário.



Somente dois protótipos foram construídos e submetidos a teste em 1947, mas um dos protótipos foi fortemente danificado em um incêndio no seu motor, desmontado e enviado para sucata. O outro protótipo ficou perdido e foi descoberto em 1974, abandonado em um galpão em Fort Belvoir, Virgínia.

O Projeto



A super estrutura do T28 foi baseada em um T23, sua produção era de 5 veículos de uma vez, totalizando 25 veículos no prazo de 5 anos. Para amenizar a pressão do peso no solo, o projeto previa um upgrade de esteiras, que foi integrada no veículo, o kit era removível para transporte e poderia ser rebocado pelo próprio veículo. Contudo havia limitação, devido seu peso e a baixa potência de seu motor, o T28 não poderia transpor a maioria dos obstáculos e não poderia utilizar as pontes portáteis fabricadas na época, inviabilizando seu uso na Europa.



O T28 não possuía torre, então tinha um perfil baixo e uma enorme bola de aço que ficava na base do canhão como mantelete, seu canhão podia disparar um projétil a 1.130 m/s com o alcance de 19 km. A sua blindagem era muito espessa para os tanques da época, uns 305mm na parte da frente era forte o suficiente para aguentar o tiro do canhão de 88mm alemão. A parte de baixo na frente tinha 130mm e suas laterais 64mm, suas saias laterais tinham 100mm de espessura aumentando a proteção nas esteiras. O motor a gasolina gerava 500 HP, dando uma velocidade de 13 km/h. Em 1947, o Exército americano decidiu cancelar o projeto deste tipo de veículo para darem prioridade ao T29 e o T30, mas isso já é outra história para vocês...

Na minha opinião esse sim seria o verdadeiro adversário do MAUS.  

Galeria:
Algumas fotos do Super Heavy Tank durante seus teste






Atualmente em exposição no Fort Benning, Georgia.


#GlaucioGomes 

_____________________________________________________________________________________________________________
Glaucio é editor/administrador da FanPage Regimento de Blindados Osório e o mais novo colaborador do Zoeira de Guerra. fb.com/regimentoosorio








Nenhum comentário:

Postar um comentário