28 de março de 2016

Zoeira na História: A Mão e o Martelo de Thor.




Após apresentá-los ao famigerado T28 Super Heavy Tank, temos agora o Fat Family dos tanques pesados americanos, os Heavy Tanks da Série T: T29, T30 e o T34.


Introdução


Por volta de 1944, o Exército Americano, precisa de uma linha de nova de tanques pesados para enfrentarem os novos tanques pesados Nazista, nessa época o tanque médio em serviço era o T26E3, conhecido como M26 Pershing, era o que se tinha de mais pesado com cerca de 45 toneladas, não tinha blindagem e nem poder de fogo suficiente para enfrentar o Tiger II, que passava das 70 toneladas. No entanto quando o projeto do T29 tomou forma e tamanha a Guerra na Europa já havia terminado, mas seu projeto abriram novos caminhos para os engenheiros do pós-guerra em novas possibilidades. 

T29




Esse primeiro modelo de tanque pesado foi baseado no chassi do T26E3, aumentando seu comprimento e com uma blindagem mais espessa, possuía um motor da Ford de 650 hp proporcionando uma velocidade de 35 km/h. Tinha uma blindagem frontal de 279 mm e um canhão 105 mm, o projeto do T30 rolou paralelo ao do T29, mas vou falar mais adiante dele.
Na sua torre ele possuía lentes binoculares (coincidence rangefinder), uma de cada lado da torre, dando um aspecto de torre de navio, isso mesmo aquelas caixas de cada lado da torre tinham função!



T30



Não importa o que ouça, o T30 é um tanque pesado, e não um caça-tanque. Assim como o T29, o T30 foi desenvolvido para combater o Tiger I, Tiger II e o Jagdtiger, assim como os equivalentes soviéticos IS-1 e o IS-2.
O projeto do T30 correu paralelo ao do T29, só que com uma canhão de 155 mm L 40 / T7E1 de alma raiada, seu projeto foi iniciado em Abril de 1944 e entregue em 1947, uma observação: o T30 foi equipado com o maior canhão já colocado em um blindado americano a torre foi modificada para acomodar o mesmo. O T30 teve duas variações T30E1, com um sistema automático de carregamento e uma escotinha foi adicionada na torre para ejeção do cartucho, infelizmente esse sistema aumentava muito sua taxa de incêndio para a cada dois disparos e o T30E2 (sem informações dessa variante).




T34



Carece um pouco de informação sobre esse blindado, mas ele é uma variante direta do T29, na verdade o modelo produzido é um T29 adaptado para acomodar um canhão antiaéreo de 120 mm, isso mesmo o T34 tem um canhão antiaéreo (T53 120mm) com uma taxa de tiro de 5 disparos por minuto. Os estudos e projetos do T34 serviram de base para a construção do M103 Heavy na década de 1960.





Galeria de fotos:



T29 - Em teste.














T29 no Museu Patton













T30 - Teste em Maio de 1948














T30

















T34 em testes











T34




















#GlaucioGomes



______________________________________________________________________________________________________
Glaucio é editor/administrador da FanPage Regimento de Blindados Osório e o mais novo colaborador do Zoeira de Guerra. fb.com/regimentoosorio



8 comentários:

  1. Muito bons os artigos, demonstram grande conhecimento. Porém gostaria de dar uma singela sugestão. Conhecer acerca do tema é muito importante, mas escrever bem sobre é também. Assim sendo, se pudesse, depois de fazer o texto levar a alguém que fizesse as necessárias correções seria ótimo. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu vou prestar mais atenção na concordância verbal .... ficou mesmo meio uga gua ....
      GlaucioGomes

      Excluir
  2. Porque nessa última foto o canhão do T34 está em uma espécie de apoio?
    Quem pudesse me responder ficaria agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse apoio é o suporte do canhão para transporte ! quando o veículo esta em transito ou transportado por algum outro veículo ele é preso para evitar danos.

      Excluir
    2. A sim obrigado,entendi para que serve =D

      Excluir
    3. A sim obrigado,entendi para que serve =D

      Excluir