5 de outubro de 2015

Zoeira na História: Armas antitanques dos Aliados

Placa de blindagem de 100mm, com munição AP 17" presa na entrada
Com uma guerra em toda Europa os veículos blindados eram a vanguarda de qualquer ofensiva alemã. A evolução da blindagem avançou em um ritmo desconcertante e os alemães aprenderam muito com seus Panzer.

No entanto, com Tiger em desenvolvimento, os avanços não iriam parar por ai. As autoridades britânicas não estavam cegas para essa a evolução e assim nasceu a minha peça antitanque favorita: O Ordnance QF 17 Pounder, o primeiro capaz de furar a blindagem frontal de um Tiger e responsável por uma das imagens mais intrigantes quando o assunto é blindagem.

 

 

O desenvolvimento da nova arma:

Como tal, em 1941 o trabalho já havia começado em um canhão antitanque de maior calibre para o exército britânico na necessidade de uma arma capaz de parar tanques. A próxima evolução lógica do canhão antitanque caiu dentro do calibre 76,2 mm e, para os britânicos, seria emitido um novo projétil de 17 kg apropriado para derrotar qualquer blindagem do inimigo. Com as exigências definidas, design passou rapidamente e, finalmente, deu à luz ao “Ordnance QF 17 pounder”, o maior e mais pesado da família de canhões antitanque.


O novo canhão antitanque Ordnance QF 17 pdr era uma vasta atualização dos projetos do QF 2 pdr e QF 6 PDR (cada sistema foi assim denominada com base no peso de seus respectivos projéteis). O QF-17 baseou-se principalmente em uma nova munição penetrante com cinta descartável (APDS) que melhorou as habilidades básicas de penetração de munição britânica e este tipo de projétil foi introduzido pela primeira vez no QF 6 PDR.


Ordnance QF 17 pdr

Características formidáveis:

QF-17 pdr em ação com 4 operadores
O projeto de QF-17 pdr foi caracterizado pela sua disposição convencional que consiste em um cano longo, desmontável para transporte. O longo cano do canhão com duplo freio de boca colocado em uma montagem ajustável que contou com um grande bloco de culatra para carga na parte traseira. A tripulação foi parcialmente protegida por um grosso escudo blindado angular plano. Um par de rodas de cada lado do canhão montados em um reparo biflecha, servindo tanto como braços de reboque como apoio para recuo. Um sistema de recuo dedicado foi equipado com um sistema de cilindro debaixo da base da culatra. O cano foi formalmente classificado como "L/60" e a 180 polegadas de comprimento. Elevação foi limitada de -6 a 16,5 graus com uma rotação horizontal de 60 graus. Velocidade de saída varia entre 3.000 e 4.000 metros por segundo dependendo do projétil. Como um todo, o QF-17 pdr pesava 4619 kg e exigia uma equipe de pelo menos sete pessoas.
A peça foi projetada para disparar Projétil Perfurante (AP), Projétil Perfurante com Cinta Descartável (APDS) e Projétil Explosivo (HE). Projéteis perfurantes foram naturalmente utilizados para combater alvos blindados, como tanques, enquanto projéteis de alta explosivos foram usados ​​contra veículos leves e concentrações de tropas. Alcance máximo foi de aproximadamente 10.000 metros. O canhão 76,2 mm podia penetrar até 130 mm de espessura armadura em 1.000 metros e as suas capacidades de elevação (juntamente com HE) que lhe permitiu ser usado como um obus campo improvisado para desalojar inimigos. Uma equipe de tiro de combate experiente e bem treinada e poderia efetuar até 10 tiros por minuto.

Improvisando uma resposta rápida:

A indústria britânica assumiu a produção do QF 17 pdr enquanto as versões de pré-produção já estavam disponíveis em agosto de 1942. Como tal, isto forçou a adaptação da peça QF-17 pdr no reparo dos canhões Ordnance QF 25 PDR interinamente até que a produção total pudesse ser alcançada. Estas variantes "Mutt" foram designadas de “QF 17/25-pdr". Isto permitiu que o novo canhão fosse colocado em campo rapidamente no Norte de África, onde o tanque Tiger foi fazer a sua estreia combatendo em grande número. Pelo menos 100 peças foram levadas para as forças do Exército britânico no Norte de África, onde foram rapidamente colocados em ação. Com as conversões completas, os britânicos foram capazes de combater os tanques Tiger alemães com sucesso.
Uma vez que os próprios reparos do QF 17 PDR estavam disponíveis, o canhão finalmente apareceu em sua versão final de produção. No entanto, essas novas montagens mostraram-se pesadas e exigiu muito das tropas para reposicionar e um veículo trator para o transporte em longas extensões de terreno, o que impede a sua utilização como uma arma de infantaria. Por outro lado, essa mesma arma ostentou um perfil mais baixo ideal para emboscada e seus poderes de penetração pesavam a favor. Com a Campanha Norte Africana concluída e Alemanha afastando-se do continente, os modelos de produção finalizados foram disponibilizados apenas a tempo para combate na Itália de 1943 ao longo da estrada para Roma e, finalmente, Berlim.

Marcando a história:

Em 1945, o QF-17 pdr era o canhão antitanque principal do exército britânico, servindo principalmente com suas baterias na Artilharia Real. A peça se mostrou tão valiosa para a causa aliada que estava mobilizada com as forças da Commonwealth na necessidade de tal arma. Para o exército britânico, o QF-17 pdr iria cair na história militar como a última incursão no desenvolvimento de canhões antitanque e pôr fim a uma muito bem sucedida, embora às vezes esquecida, a contribuição da artilharia de campo. Forças britânicas utilizaram o QF-17 pdr em 1950, antes de terminado o uso operacional e mais ações de combate cumprimentou o modelo na Guerra da Coreia. No entanto, o canhão sobreviveu em posse de outros exércitos.


Múltiplas aplicações:

O canhão QF 17 pdr foi ainda equipado nos chassis dos tanques britânicos Valentine para produzir o veículo "Archer". Este veículo foi único em que a peça realmente foi preparada para disparar para trás, permitindo ao veículo ficar à espreita de tanques inimigos, completar a emboscada e mudar para terreno favorável, sem a necessidade de rodar todo o veículo para a retirada. O canhão QF-17 pdr também foi montada no caça-tanque M10 "Aquiles", nos melhorados tanques Sherman Firefly , tanques Challenger e Comet  e do próximo Centurion Mk 1 da série.

#Ralmajid

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