19 de novembro de 2015

Zoeira na história: Munições anti-tanque



No World of Tanks, conhecemos muito bem o que atiramos, sendo limitados a 4 tipos de muniçoes disponíveis no jogo: AP, APCR, HE e HESH. Mas é assim que acontece na vida real? Eu me incumbi da missão de ir atrás da história e esmiuçar tim-tim por tim-tim sobre as munições e seus usos.
Notamos que ao passar dos anos tanto entre, durante e pós-guerra, havia um avanço tecnológico imenso voltado aos blindados, porém o que seria o principal em um tanque? Não à toa que o canhão de um veículo de combate é chamado de "MAIN GUN" ou "arma principal".
Nunca fora fácil fazer uma nova arma para um tanque, isso exigia uma série de testes e muito tempo, sendo assim a primeira opção sempre foi tirar o máximo que a peça tem a oferecer, melhorando seu projétil e utilizando-o para os mais diversos fins.


Desativar blindados ou matar infantaria ?


Não da para ser mais simples: Qual o intuito de seu tanque em campo de batalha? Os projéteis variavam de acordo com a necessidade do atirador e temos desde munições para acabar com bunkers e outras fortificações, as especializadas para parar blindados, seja causando ferimento em sua tripulação ou causando danos a partes mecânicas, e não menos importante as munições anti-pessoal que não serão abordadas aqui pois não queremos que ninguém perca o apetite!


Objetivo simples, receita complexa


Existem 3 tipos de munição básicos com base em seu método de perfuração
  • Físicas: Utilizam a simples cinética para penetração. Titiu Einstein gostava dessa, afinal velocidade + massa = energia.

  • Químicas: Geralmente de baixa velocidade, tinha como função levar uma carga até o alvo e quando ocorresse o impacto, algo a mais faria a penetração da blindagem.

  • Mistas:  Utilizam primeiro um princípio e depois outro para eliminar alvos.

Físicas:
  • AP (armor piercing): Penetrante / perfurante, uma bala normal que utiliza a cinética para penetração, não passa de uma bala de rifle grande, não tem segredos.

  • APC (Armor piercing capped): Perfurante encapada com polímero ou aço mais fraco, tinha o intuito de não deixar a bala estilhaçar, uma vez que o aço na frente dela sofre o impacto maior.

  • APBC (Armor piercing ballistic capped): Perfurante com encapamento balístico, essa bala possuía não só o encapamento para não deixar estilhaçar antes da penetração mas também um revestimento para deixar a ponta mais aerodinâmica. Isso diminuía o arrasto e mantinha o poder de penetração até o alvo.

  • APCR (Armor piercing composite rigid): Perfurante de composto rígido, possuía uma "flecha" em seu interior de menor calibre que o normal, geralmente feita de tungstênio ou metal mais resistente, em seu impacto, o envoltório, feito de aço mais frágil, se despedaçava e revelava o material perfurante.


  • APCNR (Armor piercing composite non rigid): Perfurante de composto não rígido, conhecida também por "Squeeze bore",tinha a mesma composição que a anterior, só q o material que envolvia o tungstênio era feita de polímeros, onde este era retirado pelo próprio canhão antes de ir em direção ao inimigo. Foi largamente utilizada em canhões britanicos com ponta especial para retirada do composto.

  • APDS (Armor piercing discarding sabot) : Perfurante de composto rígido com sabot descartável, ao sair do canhão, o sabot que encaixa a flecha ao calibre do canhão se abre assim que o deixa, fazendo com que só o composto rígido vá em direção do inimigo.

  • APFSDS (Armor piercing flying stabilizer discarding sabot) : Perfurante de composto rígido com sabot descartável e estabilizador de vôo, mesmo princípio da anterior, porém a "flecha" possui estabilizadores de vôo para não sofrer variação durante seu trajeto até o alvo.

Quimicas:

  • HE (High Explosive): Geralmente para destruir fortificações, como bunkers e casas em posições defensivas, porém, quando em alto calibre, poderia causar sérios danos a blindados, como exemplo os canhões 122 e 152mm russos.

  • HEAT (High explosive anti-tank): Altamente explosiva anti-tanque ou carga-oca, era um projétil que carregava um cone oco feito de cobre ou material que seria derretido e transformado num projétil seguido de um propelente capaz de chegar a temperaturas altíssimas. Quando em contato com a blindagem, causava a deterioração por temperatura e o cobre liquido era jogado contra a tripulação no interior do veículo.
High explosive anti-tank
  • HESH (High Explosive Squash Head): Sem nenhuma tradução pro português, eu mesmo apelidei essa bala de "Ponta de C4". Não feita para penetração, sua ponta é feita de uma massa explosiva plástica que quando bate na blindagem, se espalha e sofre compressão, fazendo com que exploda. Essa explosão lança uma onda de choque pelo veículo, fazendo com que lance estilhaços na tripulação. Era largamente utilizada por britânicos, e era efetiva pois não causava danos primários no interior dos veículos, fazendo com que ficassem utilizáveis para combate.
High Explosive Squash Head

Mistas:

  • APHE (armor piercing high explosive): Perfurante altamente explosiva, era a primeira escolha de qualquer tanqueiro durante a segunda guerra mundial, sempre a primeira escolha e somente se esta não penetrasse que eram vistos as outras opções. Se trata de uma munição perfurante normal porém com uma carga explosiva com sensor de segundo impacto dentro dela. Ela perfurava a blindagem, e quando ja dentro do veículo, entrava em contato com alguma coisa e explodia em seu interior, quase sempre fatal. Tinham variações como encapada e balisticamente encapada.
"É Hans... o melhor mesmo é me enfiar nesse buraco!"

Essas eram as utilizadas para desativar blindados durante uma batalha. Se o estômago for forte, falaremos de munições contra infantaria.


#ThirdShotCharm

3 comentários:

  1. Victor, ta de parabéns pelo blog.
    Sempre matérias muito legais.
    Obs. Ce vc joga War Thunder, só me procurar - knibalcorpse

    Abraço

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    1. Olá Lucas, o blog é composto de 3 autores... Mesmo assim muito obrigado! C por acaso jogar... Procuro sim
      Abraços

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  2. Muito bacana o artigo, escrito de forma bem humorada, leitura bem leve e agrega conhecimento básico aos players de WOT, vlws.

    Agora a frase final ali ficou bem boiola heim Hans KKKKKKKK!

    "É Hans... o melhor mesmo é me enfiar nesse buraco!"

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