2 de outubro de 2015

ZG POP: Tank Girl

O #ZG sai um pouco do universo histórico dos blindados e lança uma sessão especial! É o ZG POP! No ZG POP vamos abordar temas da cultura popular que cita tanques de guerra. Pra começar, um ícone dos anos 80/90/2000: Tank Girl!

Edição Comemorativa de 20 anos
É unanimidade que Girls und Panzer é um fenômeno mundial, além de fazer parte ativa na cultura pop atual, ajuda e muito a difundir a cultura dos blindados para a nova geração de tankers. Mas poucos sabem que o anime não foi o primeiro a unir duas coisas que os homens adoram: Garotas e máquinas de guerra.

Pra sanar essa injustiça, o Zoeira de Guerra foi atrás e pesquisou a história da Tank Girl, quadrinho muito popular nos anos 80.










Punk até o caroço!


Tank Girl foi criado pelo desenhista Jamie Hewlet, que também foi criador dos personagem da banda Gorilaz. Tank Girl foi lançado na metade dos anos 80 e conta a história de Rebecca Buck, a Tank Girl, que pilota e mora em um tanque.

Ela realiza uma série de missões para uma organização nebulosa antes de cometer um erro grave e ser declarada uma fora da lei por conta de suas inclinações sexuais e seu abuso de drogas.
As desventuras da personagem são incentivadas pelo namorado, Booga, um canguru mutante. O estilo dos desenhos claramente segue a tendência da arte visual dos punks, passando na maioria das vezes uma linha narrativa que remete a cultura punk com diálogos desorganizados, anárquicos e pscicodélicos. O estilo do quadrinho também valoriza a cultura punk por usar técnicas surrealistas, com colagens ao estilo fanzine.

A narrativa se passa num mundo pós-apocalíptico australiano e influenciou fortemente a cultura pop britânica pós anos 80.
Traço de Jamie Hewlet é bem característico. O artista também é um dos criadores da banda Glorilaz


Personagens nada convencionais


A insanidade do quadrinho se reflete na "biografia" dos personagens, caracterizado por eventos "fora da casinha". Olha só:

  • Tank Girl: Seu nome real na faixa é Rebecca Buck, mas isso é raramente mencionado. De acordo com sua própria história, suas primeiras palavras foram: "pênis couve-flor". Quando ela tinha 7 anos, ela começou uma coleção de apontadores de lápis (a coleção faz parte do acervo do Museu Nacional do Lápis Moderno, em Sydney-AU). Mais tarde, ela se tornou piloto de blindado e trabalhou como caçadora de recompensas antes de atirar em um oficial condecorado. Também não entregou as bolsas de colostomia ao presidente Hogan, o Chefe de Estado na Austrália, que foi humilhado publicamente em uma grande Conferência de Comércio Internacional. Após esses eventos, sua cabeça foi colocada a prêmio e se tornou uma fora da lei. Tank Girl tem tendências a atos relacionados a sexo e violência, além da embriagues, tem tendência a cuspir, peidar e cutucar o nariz.
 
  • Booga: Um canguru mutante fruto de uma tentativa de um designer de brinquedos em criar um produto revolucionário. Frequentemente ele dia que "Papai sacrificou uma rena para me criar". Namorado de Tank Girl, a conheceu quando ele se escondeu em seu tanque na tentativa de roubar um par de calcinhas. Muitas vezes ele cozinha para de uma noite para beliscar um par de suas calcinhas. Ele é um grande fã de Bill Clinton e um exímio cozinheiro, apesar de odiar cozinhar. Segue Tank Girl em todos os lugares e é um assassino profissional.



  • Camp Koala: Marrom e gay,  é um koala de pelúcia descrito como "o Jeremy Thorpe dos quadrinhos", a quem Tank Girl sodomiza com uma banana quente. Camp Koala morreu tragicamente quando eles estavam jogando beisebol com granadas de mão. Depois de um funeral sem lágrimas, Tank Girl comprou outro em uma loja de brinquedos. Camp Koala é conhecido por visitar ocasionalmente Tank Girl como um anjo da guarda. Ele é o único personagem TG jamais admitiu amar.



 
  • Squeaky, o rato de brinquedo: Como o próprio nome diz, é um rato de brinquedo. Não há nada interessante nele...

  • Mr. Precocious: Mini bípede elefante cor de rosa mutante
 
  • Stevie: Um selvagem aborígine de cabelos louros que é dono de uma loja de conveniência e uma marca de cigarros. Como é um ex-namorado de Tank Girl, Booga sempre está com ciúmes dele. 

  • Barney: Sequestrada de um hospital psiquiátrico por Tank Girl, ela é mais ou menos insana. Na história The Odyssey, ela é responsável pela morte de todo o elenco, enviá-los todos  para a terra dos mortos onde encontram o Príncipe Flatulento.
 
  • Sub Girl: Descrito como  uma bela flor flutuante" ela é piloto em um submarino. Amiga de Tank Girl desde a infância.

  • Jet Girl: Uma talentosa mecânica que voa num jato. Todos os seus amigos a chamam de "chata" (ela admitiu ser um grande fã de Rod Stewart).
 
  • Boat Girl: Também conhecida como Jackie. Cabeleireira nervosa de Barney. Seu único irmão foi morto por Tank Girl e Booga depois que eles roubaram de uma igreja. Ela é proprietária de barco PT da Segunda Guerra Mundial.

As aventuras nas telonas


Em 1995 alguém achou uma ótima ideia levar Tank Girl ao cinema. Contou com nomes de peso como Ice-T e a até então desconhecida Naomi Watts, além de Lori Petty no papel de Rebecca Buck, a Tank Girl.

O filme acontece no ano de 2033, após um cometa atingir o planeta, alterando sua atmosfera e tornando tudo deserto. A água é escassa e uma organização comercial chamada Water & Power domina todo o estoque de água potável do planeta.

Rebecca (Lori Petty), é membro de um pequeno grupo de foras da lei que mantêm uma fonte de água no porão de uma casa. Ao descobrir sobre a fonte, a Water & Power ataca o lugar, matando quase todos e sequestrando Rebecca e uma jovem chamada Sam.

Tank Girl foi financeiramente mal-sucedido, recuperando apenas cerca de 6 milhões de dólares nas bilheterias de seu orçamento de 25 milhões. O filme recebeu duras críticas por não chegar aos pés do controverso quadrinho. Apesar do fracasso financeiro e da crítica negativa do filme, tem sido cultuado pelos fanáticos fãs de Tank Girl e elogiado por entidades por seus temas feministas.

Fracasso não é uma opção

 

Logo após o filme, o criado de Tank Girl passou a trabalhar exclusivamente no seu projeto com Damon Albarn, da banda Blur, na criação e produção da banda virtual Gorilaz. 

Em 2008 foi lançado um romance nominado como Tank Girl pela Titan Books, no mesmo ano entregou os direitos de uso da personagem para o desenhista australiano Ashley Wood.Em setembro de 2012, a Titan Books lançou The Hole de Tank Girl, que engloba o material original Hewlett e Martin, bem como conteúdo adicional.

Hewlett e Martin lançou a série 21st Century Tank Girl em junho de 2015.





Cai na net!

 

A cultura punk de Tank Girl também influênciou números artistas de fim de semana que mostram todo seu talento na internet. Confira algumas imagens baseadas no quadrinho:




E fica por aqui nosso primeiro ZG POP! No próxima o Zoeira de Guerra vai ganhar uma convidada especial que vai falar sobre música! Até mais!

Qapla'
#alegetbrz


Nenhum comentário:

Postar um comentário