A cada 15 dias, o #ZG trás concursos dos tanques integrantes do "Na Trilha" promovido pelo World of Tanks |
Essa quinzena trazemos os tanques da linha T110E4. A partir do Tier 4, falaremos sobre o M8A1, T67, Hellcat, T25/2, T28 Prototype, T30 e claro o T110E4. Então segurem seus capacetes que vai começar a viagem na história desses tanques.
M8A1
HMC M8 Scott com canhão de 75mm |
O HMC "Scott" M8A1 foi uma variante do homônimo HMC M8 Scott (Howitzer Motor Carriage M8). Baseado no chassi do M5A1 (Stuart VI), o chassi manteve-se inalterado, exceto por uma escotilha fixa onde foi montado uma metralhadora cal.30 (7,62 mm). O motor era um Cadillac V8 com transmissão hidromática. O canhão era o M3 Howitzer de 75 mm, que junto com sua torre aberta carregava até 46 salvas de munição HE ou Smoke. Alguns foram equipados com painéis de proteção laterais e redes de camuflagem. Outros tiveram um ancinho bulldozer frontal para selva. Foram produzidos entre Setembro de 1943 até Janeiro de 1944 um total de 1778 veículos, onde serviu em vários teatros de guerra desde a Normandia até as Batalhas do Pacífico.
T67
T67 GMC com canhão de 75mm |
O T67 Gun Motor Carriage (GMC) foi o terceiro projeto de uma série que leva ao M18 "Hellcat" e estava
armado com o mesmo canhão de 75mm dos primeiros Sherman.
O único T67 produzido foi submetido a testes no Aberdeen Proving Ground, no
final de 1942. O veículo se saiu muito bem nos testes, mas o Exército Americano decidiu que queria um canhão de maior calibre, o que levou ao desenvolvimento do M18 Hellcat.
M18 GMC "Hellcat"
M18 Hellcat em Wiesloch, Germany - Abril de 1945. |
Ele foi o blindado mais rápido do inventário dos americanos no século 20 até a chegada do M1 Abrams movidos a turboshaft. O Hellcat, juntamente com o M10 Wolverine, foram baseados no M4 Sherman e , apesar de estar armado apenas com um canhão 76 milímetros, o Hellcat detém o recorde de mais eficaz Caça-tanques da Segunda Guerra (relação inimigos destruídos / veículos perdidos). Um total de 2507 blindados M18 foram construídos entre Julho de 1943 até Outubro de 1944. Após a Segunda Guerra muitos foram vendidos para países como a Iugoslávia, Venezuela e China, onde foi usado como base de desenvolvimento do Type-64.
T25/2
Protótipo T25 em uma das fases no desenvolvimento para o Pershing |
O T25/2 foi um projeto derivado do T25, uma evolução do T23, tanque médio americano com canhão de 76mm. Toda linha de projetos foi base da criação do M26 Pershing. O variante T25/2 não saiu da fase de projetos portanto não houve nenhum tipo de protótipo.
T30
Primeiro protótipo do T30, baseado no pesado T29 Heavy |
O T30 foi um projeto de tanque pesado feito a partir do T29 Heavy. A intenção era um veículo que pudesse bater de frente o Tiger II (King Tiger). Os protótipos do T30 começaram em abril de 1945, mas com o fim da Segunda Guerra o projeto foi interrompido. Serviu de base para o desenvolvimento do pesado M103. Apenas dois protótipos foram construidos e um deles está em exposição permanente do Museu Militar Fort Knox, nos EUA.
T110E4
Detalhes do projeto do T110, versão 4 em 1954 |
Em 1954, uma conferência sobre o futuro tanques pesados foi realizada em Detroit e a Chrysler Corporation sugeriu 5 projetos de tanques chamados de T110. A designação E4 refere-se ao 4º projeto da linha T110 que também conta com T110E3 e T110E5. Os projetos piloto e E2 foram considerados inadequados e imediatamente retirados do plano. O T110E4 era planejado para abrigar um canhão de 120mm em sua torre de giro 360º. Diversas variantes foram consideradas, mas o projeto acabou cancelado no mesmo ano.
E com isso o #ZGnaTrilha fica por aqui. Daqui a 15 dias voltamos com mais uma cobertura histórica do "Na Trilha". Qual será a próxima linha de veículos? Só SerB sabe!
Qapla'
#alegetbrz
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