200mm frontais. Precisa dizer algo mais?
Bom no WoT e melhor ainda na vida real. Hoje senhores, lhes trago o Ferdinand, SPG fabricado e projetado por nada mais nada menos de Ferdinand Porsche. O veículo sofreu várias modificações ao longo da guerra e mesmo estando em escasso número, cumpriu bem seu papel. De nome técnico Panzerjager Tiger(P), teve um dos melhores KD ratio na história da Panzerwaffe e aqui hoje, veremos o porque.
Bom no WoT e melhor ainda na vida real. Hoje senhores, lhes trago o Ferdinand, SPG fabricado e projetado por nada mais nada menos de Ferdinand Porsche. O veículo sofreu várias modificações ao longo da guerra e mesmo estando em escasso número, cumpriu bem seu papel. De nome técnico Panzerjager Tiger(P), teve um dos melhores KD ratio na história da Panzerwaffe e aqui hoje, veremos o porque.
Use o que sobrou e não saia no negócio!
Sabemos
da história dos nossos mais queridos TIGERS e que em 20 de abril de
1942 teria sido a data em que foi mostrado ao Führer dois designs
distintos para montar o canhão 88mm KwK 43 L/71. O design de Henschel
foi o escolhido pois a transmissão e motores (2 motores V10) do modelo
de Porsche davam muitos problemas, sobreaquecendo e pegando fogo durante
seus testes. Sendo assim foram fabricados apenas 2 exemplares, um sendo
o lendário 003 que sumiu sem deixar algum vestígio.
Lendário 003 - Comandado por Hauptmann Grillenberg - Chassi n° 150013
Ao mesmo tempo, foi também exigido um SPG com aproximadamente 200mm de blindagem frontal disposto a montar a mesma arma e com peso limitado a 65 toneladas. Os chassis inutilizados dos Tigers(P) serviu de base para o novo TD alemão.
Design e rumores:
Pelo
fato da arma ser muito longa, Porsche resolveu usar uma super-estrutura
montada na parte traseira e remontar o motor no meio do tanque,
separando assim a tripulação. Rumores também indicavam que pelo motor
ter sido transferido para o meio do mesmo, o chassi teria sido
"revertido" para tal operação, porém, não passa de um rumor, o chassi e o
tanque olham para o mesmo lado. Fato que pode ser observado pela
redução final localizada na parte de trás do veículo.
A
casamata era uma pirâmide truncada de quatro lados feita com aço naval
cimentado com espessura de 200mm frontais! O chassi tinha espessura
inicial de 100mm, então foram adicionadas placas para aumentar a
blindagem mais 100mm, dando ao SPG os exigidos 200mm de blindagem
frontal. Em Fevereiro de 1943, Hitler Pessoalmente batiza o monstro de
Ferdinand, em homenagem ao seu criador, Ferdinand Porsche. E em 16 de
fevereiro começa a produção em massa.
Hans...Não posso ver meus colegas!
Se
você fosse o motorista ou operador de rádio, e por ventura gostasse
muito de seu comandante, era provável que só visse ele vivo(ou morto
'-') no fim da batalha, uma vez que os compartimentos da tripulação eram
divididos por chapas de aço, então a comunicação interna era toda feita
por rádio e não havia nenhum tipo de comunicação visual para o
motorista e operador de rádio. A casamata era formada pelo comandante,
atirador e dois municiadores.
Ok Hans, mas e em combate?
O
Ferdinand era um inimigo muito perigoso em batalha, uma vez que podia
penetrar qualquer coisa que os soviéticos possuíam em até 1000m,
enquanto o inimigo tinha que chegar muito mais perto para causar danos. A
mantlet da arma era em formato de uma "pera" e logo foi observado que
era uma solução ruim, uma vez que os estilhaços entravam no tanque.
Outro problema era que, pela incapacidade de andar em terrenos
moderadamente moles, fazia com que antes de qualquer missão, o caminho
era escoltado pra assim então o SPG tomar seu rumo. A blindagem
realmente fazia sua parte, em sua maioria eram abatidos por minas
terrestres.
Resolução de problemas a modificações:
Os
primeiros Ferdinand construidos não tinham nenhum tipo de arma
anti-infantaria, o que causou muitos problemas em campo de batalha e
inclusive alguns foram abatidos por coquetéis molotov no compartimento
do motor, sendo assim foram adicionadas uma metralhadora para o operador
de rádio e uma cúpula para melhor visão do comandante. O problema do
mantlet foi também resolvido por uma chapa de aço quadrada montada ao
canhão. Após as modificações ele foi conhecido por Elefant.
Trivia: O Ferdinand usado no jogo é o Ferdinand antes das modificações, a mantlet quadrada foi feita o mais rápido possível, antes da metralhadora e da cúpula.
Poucos números, várias baixas inimigas
Documentos
apontam como se centenas tivessem sido fabricados, quando foram na
verdade apenas 90 unidades. E seu uso maciço foi somente na parte norte
durante a Batalha de Kursk. O Ferdinand foi um dos mais bem sucedidos
caça-tanques da história, com uma relação eliminações e perdas de
aproximadamente 10:1. Durante a Batalha de Kursk, o 653° batalhão de
caça-tanques afirma ter eliminado / desativado aproximadamente 320
inimigos ao custo de apenas 13 Ferdinands. Somente um tanque na época
era capaz que lutar de igual pra igual com o SPG, a SU-152, e era uma
questão de quem atirasse primeiro.
Pô WoT! De novo!
Diferente
do que está no World of Tanks, não existia nenhum Ferdinand com uma
arma de 128mm, a possibilidade foi cogitada porém a super-estrutura
seria muito pequena para comportar arma de tal tamanho. Mais um projeto
inventado pelos loucos de Minsk.
Bom pessoal, isso é tudo que tenho pra vcs sobre esse violentíssimo caça tanques, espero que tenham gostado, assim que eu puder, trago mais informações mais interessantes para vocês.
Boa sorte no campo de batalha!
-Isso é tudo pessoal!
- Cala a boca Hans! Somos alemães, não americanos!
Por #ThirdShotCharm
Nenhum comentário:
Postar um comentário