22 de setembro de 2015

Zoeira na História: O KV-220

 
Alguns discordarão mas afirmo pela minha experiência: KV-220 é um dos melhores tanques do WoT, se não o melhor Tier 5. Mas sempre tive curiosidade em saber se o KV-220 é como tantas outras máquinas no jogo, se realmente existiu ou é mais uma "viagem" do escritório de Minsk...

Pois fui atrás de saber mais sobre esse Pesado Premium Tier 5.





 

Tudo sempre começa no KV-1

O pesado KV-1 entrou em produção em 1940 com uma blindagem de 75 mm. Na época esta foi uma das blindagens mais espessas do mundo. No entanto, o KV-1 tinha muitos inconvenientes e os militares decidiram desenvolver um substituto.



Heavyweight de José Kotin
 

No verão de 1940, a fábrica Kirov de Leningrado e seu gabinete de projetos liderado por Joseph Kotin começaram a trabalhar em dois protótipos. Um deles era para ser armado com um canhão de 76 milímetros F-34 e outro com um canhão experimental, F-30 de 85 milímetros, desenvolvido pelo Bureau de Design Grabin. O chassi tinha 100 milímetros de blindagem e foi chamado KV-220 ou Object 220. Ele também é mencionado em documentos com o nome T-220Dependendo da fonte, a massa final do tanque atingiu entre 62 a 65 toneladas. O motor original do KV-1 se mostrou ineficiente para lidar com tanto peso e os projetistas do tanque acabaram alongando o casco para adicionar um motor mais potente. O KV-220 começou testes em janeiro de 1941. Durante os testes no campo de prova, seu motor quebrou no segundo dia e o veículo acabou retornado à fábrica. Em 1941, muito provavelmente na primavera, outro KV-220 foi reconstruído, mas nunca participou de testes.



KV-220 a KV-3
 
Ao mesmo tempo, a inteligência russa informou que a Alemanha estava desenvolvendo um pesado de 45 toneladas com blindagem espessa e um poderoso canhão. Vendo a necessidade de um projeto mais confiável que o KV-220, a fábrica bélica Kirov foi chamada para desenvolver um veículo com uma blindagem ainda mais espessa e um canhão 107 milímetros ZiS-6. O canhão já existia, de modo que o chassi e torre do KV-220 foi usado como uma plataforma de teste para o KV-3. Foi equipado com um motor de 850 hp que "puxava" quase 70 toneladas. Mas o  KV-220 não teve confiabilidade excepcional. Registros mencionam dificuldade de mudança de velocidades e a falta de componentes da suspensão. No entanto, até o início da Grande Guerra Patriótica, o tanque viajou mais de 1900 quilômetros. Com a invasão alemã atrapalhando o desenvolvimento de novas armas, o projeto KV-3 foi transferido para Chelyabinsk, mas ambos KV-220s foram deixados em Leningrado. Em outubro de 1941, eles acabaram equipados com torres padrão e canhões de 76 milímetros. Os tanques foram enviados para a 124ª Brigada de Tanques, que fez a defesa de Leningrado.






Protótipos na linha de frente

 Os dois protótipos do KV-220 foram perdidos em ações de guerra. O comandante da 124ª Brigada D. Osadchev recorda que um destes veículos foi perdido quando se chocou em uma ponte ferroviária sobre o rio Tosna em dezembro de 1941. O tanque perdeu sua torre e ficou inutilizável. Em 2013, Yuri Pasholok descobriu documentos nos arquivos centrais do Ministério da Defesa, que afirmou que o outro KV-220 permaneceu na 12ª Regimento Independente de Tanques até 1944. A torre original do KV-220-1 protótipo foi removido e utilizado na frente de Leningrado como uma caixa de medicamentos até 1944. 

Qapla'

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Fontes:

- M.N. Svirin, Tankovaya Mosch SSSR volume 2: V Tyazheluyu Poru, Moscow, Yauza, Eksmo, 2008
- Sovetskiye Bronirovanniye Mashiny compilation, Moscow, Eksprint, 2002
- M. Kolomiyets, Istoriya Tanka KV, Frontovaya Illustratsiya #5, 2001
- CAMD RF documents provided by Yuri Pasholok

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