T28 Super Heavy Tank
Ao contrário do que muitos dizem por ai, o T28 foi um Super Heavy Tank e não um caça-tanques, concebido na intenção de ser usado para romper a Siegfried Line, a linha de defesa alemã, e posteriormente foi cogitado para ser usado pelo EUA como força invasora no Japão. Possuía aproximadamente 100 toneladas.
No início de seu projeto ele tinha o nome de T28, 1944, mas como o veículo era único em sua época, não possuía torre giratória, foi ordenado a troca de seu nome para 105mm Gun Motor Carriage T95, em 1945, mas devido ao seu peso, blindagem e o tipo de canhão foi novamente rebatizado de Super Heavy Tank T28, junho de 1946, registo OCM 37058.
Designação

Seu principal armamento era um canhão T5E1 de 105mm com elevação de 19,5º, depressão de -5º, 10º para direita e 11º para esquerda e uma .50 como armamento secundário.
Somente dois protótipos foram construídos e submetidos a teste em 1947, mas um dos protótipos foi fortemente danificado em um incêndio no seu motor, desmontado e enviado para sucata. O outro protótipo ficou perdido e foi descoberto em 1974, abandonado em um galpão em Fort Belvoir, Virgínia.
O Projeto
A super estrutura do T28 foi baseada em um T23, sua produção era de 5 veículos de uma vez, totalizando 25 veículos no prazo de 5 anos. Para amenizar a pressão do peso no solo, o projeto previa um upgrade de esteiras, que foi integrada no veículo, o kit era removível para transporte e poderia ser rebocado pelo próprio veículo. Contudo havia limitação, devido seu peso e a baixa potência de seu motor, o T28 não poderia transpor a maioria dos obstáculos e não poderia utilizar as pontes portáteis fabricadas na época, inviabilizando seu uso na Europa.

Na minha opinião esse sim seria o verdadeiro adversário do MAUS.
Galeria:
Algumas fotos do Super Heavy Tank durante seus teste
![]() |
Atualmente em exposição no Fort Benning, Georgia.
|
#GlaucioGomes
_____________________________________________________________________________________________________________
Glaucio é editor/administrador da FanPage Regimento de Blindados Osório e o mais novo colaborador do Zoeira de Guerra. fb.com/regimentoosorio
Nenhum comentário:
Postar um comentário